Victor Lins é um dos praticantes da calistenia em Boa Vista. Foto: Bennison de Santana |
Ao redor do mundo todo, amantes de atividades físicas vem frequentando ainda mais parques e praças para praticar calistenia e em Boa Vista não é diferente.
A calistenia é definida como exercício funcional em que o praticante usa o peso do seu próprio corpo para formar e construir massa muscular sem uso de aparelhos de academia. Um dos adeptos dessa modalidade deu uma pausa nos exercícios e conversou com o Roraima Esportes.
Victor Lins, é um dos integrantes de um grupo de calistenia na capital roraimense. Ele explica um pouco de como aderiu a essa modalidade de musculação: "Quando eu era criança, eu era gordinho e por conta das orientações médicas eu comecei a fazer exercícios físicos. A partir daí fiquei dependente da calistenia. A dependência veio por conta de que eu não teria condições de manter uma acadêmia ", afirmou o praticante.
"Existem outros grupos que praticam, mas o nosso surgiu a dois anos e meio à três anos. Todos os dias nosso ponto de encontro é aqui ( se referindo ao Complexo Ayrton Senna). Aqui é nosso ponto de concentração e treinamento", terminou.
Nessa prática esportiva, diversas são as formas de trabalharem o músculo. Foto: Bennison de Santana |
Os métodos mais utilizados são abdominais, apoio, corridas, saltos, e todo exercício que faça do próprio peso a sobrecarga.
Origem
Calistenia é uma palavra originada do grego Kallos que significa "bello" e sthenos "força". No passado o termo era interpretado como equilíbrio entre qualidades físicas, mentais e espirituais e até hoje segue essa ideia.
Benefícios
Abaixo está a lista com os principais benefícios da calistenia segundo especialistas:
- Aumento da massa muscular;
- Aumento da força física;
- Melhora na resistência;
- Aumento da flexibilidade e equilíbrio corporal;
- Adequada para qualquer condicionamento físico;
- Pode ser praticado em qualquer local;
- Contribuiu para o desenvolvimento e evolução da coordenação motora;
- Reduz o potencial de gordura do corpo;
- Melhora o aumento do gasto energético;
- Contribuiu para um metabolismo mais ativo;
- Reduz a frequência cardíaca.
Foto: Bennison de Santana |
0 comentários:
Postar um comentário