Roraimense de ouro; A carreira campeã do velocista Ailson Feitosa no atletismo

Ailson Feitosa no alto do pódio no Pan de Guadalaja. Foto: Arquivo Pessoal
Nascido em Sítio Novo/TO, mas roraimense de coração, Ailson Feitosa, de 29 anos, vem deixando sua marca no atletismo nacional e internacional. Dentre muitas marcas, o atleta conquistou a medalha de ouro na prova de revezamento 4x100m rasos no Panamericano de Guadalajara (MEX) em 2011 com o tempo de 38,18 segundos, igualando um record que durava até então 12 anos.
Foto: Arquivo Pessoal
Ailson Feitosa é velocista com especialidade em 100m rasos, 200m rasos e no revezamento 4x100m rasos. 

Foto: Arquivo Pessoal
De família humilde, chegou com a família ao Estado com pouco mais de um ano de idade, por isso se considera roraimense. A vida no atletismo começou em 2002 na Escola, agora militarizada, Luiz Ribeiro de Lima, onde deu suas primeiras arrancadas nas pistas. Segundo o velocista, a paixão começou após o convite de um professor, na qual um único aluno aceitou, e começou a se destacar. Ao ver o feito do colega e as conquistas, Ailson desafiou o professor e o próprio aluno para uma prova de velocidade em que Feitosa venceu com Folga. 
Foto: Arquivo Pessoal
A partir daí, o roraimado não parou mais. Conquistou os torneios estaduais, o amazonense, e passou a disputar provas nacionais. Em 2006, aceitou o convite de morar em São Paulo e em 2007 se mudou pra capital paulista. 
Foto: Arquivo Pessoal

O velocista conta que se sente realizado com a carreira, mas ainda sonha disputar uma olimpíada: "Como atleta gracas a Deus, praticamente conquistei tudo que o esporte poderia me proporcionar em questão de competição, conquistas em campeonatos nacionais e internacionais, porém, sempre falta alguma coisa, e pra mim ficou faltando as olimpíadas. Fiquei fora em 2012 de Londres por um centésimo. E em 2016 tive problemas com lesões e infelizmente me tirou do caminho pra tá disputando uma vaga (para Rio 2016). Mas, sou muito realizado como atleta em toda a minha carreira. Consegui conquistar tudo que almeijei. Falta as olimpíadas, quem sabe em 2020 a gente consiga esse objetivo", revelou.

Com tais conquistas, Ailson diz que o reconhecimento por parte de colegas roraimenses é respeitoso por ambas as partes: "Dentro do atletismo, muitos atletas me respeitam, me consideram, me admiram até pela minha história de vida. Por ter saído daí com a cara e com a coragem e vir pra um centro grande como São Paulo, sem conhecer ninguém, sem família, e conseguir vencer. Alguns quando vem pra São Paulo ficam na minha casa, tento manter essa proximidade o máximo possível, pra eles veem que o esporte é sempre a saída pra uma vida melhor. Que pode dá um futuro, que pode transformar vidas e que pode nos tornar mais que campeões", disse Feitosa.
Foto: Arquivo Pessoal
Há mais de 10 anos, representa o Estado de São Paulo, e durante esse tempo, aparece nas listas de convocados para Seleção Brasileira adulta, se consolidando como um dos principais velocistas do Brasil.

Dentre várias conquistas, o atleta revela as duas mais marcantes. Ele conta que a dificuldade de conseguir uma passagem para disputar um brasileiro no Rio de Janeiro, chegar em cima da hora e ser campeão o ajudou muito: "Essa é uma medalha que marcou bastante na minha vida porque, ali eu vi que eu era capaz. Não porque eu já não acreditasse, mas ali eu vi que tudo que eu quisesse na minha vida eu poderia conquistar", declarou.


A segunda, foi o ouro do Pan-americano de Guadajara (MEX) em 2011, que para Ailson, foi o ápice de sua carreira, onde o mesmo se viu em meio a 40 mil pessoas no estádio, num evento televisionado ao vivo. "Foi um momento mágico. Quando subi no pódio e ouvi o hino nacional, passou um filme de tudo que passei na vida até chegar aquele momento e ali tive certeza que quando a gente sonha, acorda cedo trabalha e batalha, a gente consegue nosso objetivo. Basta a gente ter fé trabalhar, nunca pisar ninguém, desmerecer ninguém que a gente consegue sim alcançar os objetivos", contou. 


"O atletismo foi minha salvação. Sempre bato na tecla de que o atletismo foi a válvula de escape para uma vida melhor pra mim e pra minha família. Consegui dá uma casa pra minha mãe, dá conforto. Meus irmãos tiveram coisas que eu nunca pude ter. O atletismo foi a ferramenta de transformação da minha vida e da minha família, porque através dele eu pude dá uma qualidade de vida melhor pra eles", finalizou. 
Foto: Arquivo Pessoal

Por ser um ano com menos competições na agenda, o velocista foca em treinos mais leves em 2018, mas com foco nos torneios sul-americanos em 2019, no mundial do Quatar em 2020 e nas olimpíadas. Para ele, esse ano, além do descanso, será também de mais dedicação na sua formação acadêmica. O mesmo revelou que um dos seus sonhos, é  abrir um Projeto Social em Roraima, assim que terminar sua carreira de atleta.


Veja o currículo do campeão:
Ailson Feitosa
13/agosto/1988
Sítio novo-To
Especialidade:100, 200 metros rasos e revezamento 4x100 metros.
Melhores marcas:
100 metros: 10.30 segundos (São Paulo/2014)
200 metros: 20.62 segundos (São Paulo/2012)
400 metros: 46,79 segundos (São Paulo/2014)
4x100 metros: 38.18 segundos (Guadalajara 2011)
4x400 metros: 3.03.96 minutos (Santiago/2014)

Principais títulos na carreira:

•Campeão jogos Pan-Americanos em Guadalajara-Mex(2011) na prova de revezamento 4x100 metros, igualando o recorde da prova que durava 12 anos com a marca de 38.18 segundos.
•Campeão jogos mundiais militares no Rio de Janeiro- Bra(2011) na prova de revezamento 4x100 metros.
•Campeão jogos sul-americanos em Santiago-Chi(2014) nas provas de revezamento 4x100 e 4x400 metros rasos.
•campeão sul-americano em Buenos Aires-Arg(2011) na prova de revezamento 4x100 metros rasos.
•Tri-campeão troféu Brasil de atletismo(campeonato brasileiro adulto) ambos em São paulo-Bra(2012,2013 e 2017) na prova de revezamento 4x100 metros rasos.
•Medalhista em todas as categorias do atletismo brasileiro( menor, Junior, sub-23 e adulto).


Veja o vídeo da RecordTv, em que o Roraimense canta emocionado no alto do pódio, o hino nacional brasileiro, no Pan de Guadalajara 2011 (MEX):


Atualizado às 12h07
Compartilhe no Google+

Assinada Por: Bennison de Santana

Colaborador/Jornalista do Roraima Esportes.

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe: