Roraimense de ouro; A brilhante carreira do judoca Aristides Lucena Júnior

Aristides Lucena Júnior é Bicampeão Pan-americano. Foto: Arquivo Pessoal

Com apenas 17 anos, Aristides do Nascimento Lucena Júnior, é um jodoca que se destaca, estadual, nacional e internacionalmente. O roraimense disputou em sua carreira, os Jogos Escolares, campeonatos brasileiros, Sul-americano, Pan-americano e Mundial de judô.

Em janeiro deste ano, Aristides mudou-se para Porto Alegre/RS para melhorar seu desempenho na modalidade e agora faz parte da equipe do Sogipa. O judoca de Roraima é faixa marrom, e agora compete pelo sub-21 até 60 kg. 

Foto: Arquivo Pessoal
Quando criança, era praticante de capoeira até que aos seis anos, conheceu o judô através de um projeto que existia ao lado de sua casa, em Boa Vista. Ao fim desse projeto, conheceu outro, o "Avança Judô". Sua primeira competição, foi em 2010, quando ficou na segunda colocação de um campeonato estadual. Com 11 anos, competiu pela primeira vez em um campeonato Brasileiro, e não parou mais.

O judoca conseguiu vários feitos em sua carreira, chegando até a seleção brasileira e representando o país em Sul-americanos, Pan-americanos e Mundiais.
Foto: Arquivo Pessoal
Para ele, o apoio de Aristides Lucena (pai), Sebastiana do Nascimento (mãe), Ramon Lorenzo Santos Lucena (irmão) e seu treinador Sérgio Borba, foram fundamentais nessa caminhada no judô: "Meus pais, meu irmão, e meu sensei são minha base, se eu ganhei tudo, se cheguei a algum lugar foi por causa deles", agradeceu Aristides.
Foto: Arquivo Pessoal
Segundo ele, no início não foi fácil, mesmo assim, não pensou em desistir: "Em 2014, começei a ralar de verdade com meu irmão. Saí da classe sub-15 e subi pro sub-18 lutando na categoria até 55 kg. Em 2015, não foi um ano produtivo, foi o ano que apanhei muito, só apanhava, só pegava couro, mas nunca pensei em desistir", relembrou. 

"Em 2016 meus amigos começaram a teinar junto. Foi quando eu tive ajuda dos meus parceiros de treino. O que me ajudou muito. Já não era só eu e meu irmão, tinha uma família maior, mais gente, mais apoio. Daí a gente se matou de treinar. Graças a Deus fui campeão do Brasileiro", contou.
Em 2016, Aristides se tornou campeão brasileiro de judô, e de quebra o feito de ser o primeiro roraimense a conquistar a medalha de ouro da competição nacional. No Panamericano de Córdoba (ARG), trouxe para o Brasil, o título de campeão e logo depois o título sul-americano, somando títulos internacionais. Na sequência participou da seletiva nacional na Bahia, e do meeting para participar do mundial, onde venceu e foi o número 1 do ranking, e representou o país pela seleção brasileira na Turquia, Croácia e Alemanha.

O atleta relatou que na melhor fase de sua carreira em Roraima (2015 e 2016), não viajou para representar o Estado nos Jogos Escolares da Juventude, porque o governo não comprou as passagens, o que frustrou em parte o judoca, que não desistiu e conseguiu o Bronze no ano passado em Brasília/DF
Foto: Arquivo Pessoal
Aristides comentou os feitos dos últimos anos: "Ainda tem muita coisa que eu quero ganhar. Tô novo ainda, não ganhei nem 20% do que quero ganhar. Tenho muito pra melhorar, pra ficar mais forte. Muitos já ganharam brasileiro, Pan, mas Mundial e Olimpíadas, é algo com muito mais importância", revelou o roraimense.    
Foto: Arquivo Pessoal
Ele comentou sobre sua representatividade na modalidade em Roraima: "Eles (judocas) me veem como amigo. Meus amigos de treinos são como irmãos pra mim. Na academia tem crianças que me vê como espelho. Se eu de Roraima, sem apoio nenhum, a não ser dos meus pais, só com vontade e treino consegui, o que impede de outros conseguirem? Você não consegue chegar em lugar algum sozinho.  Você nunca vai ouvir um campeão olímpico, mundial, falando que construiu tudo sozinho, não existe! Sempre tem ajuda de alguém ", desabafou. 

"O judô faz parte da minha vida. Meu sonho era ser campeão brasileiro, e quando fui campeão foi um sonho que realizei. Judô tá muito na minha vida", afirmou o campeão.

Foto: Arquivo Pessoal
O judoca bicampeão pan-americano, nos contou um pouco de sua expectativa para 2018: "Quero esse ano ser bicampeão brasileiro no sub-21, ganhar a seletiva nacional e me classificar pro mundial do ano que vem. Mudei pro sul pra treinar e ficar mais forte e vou ficar", concluiu. 

Sérgio Borba, comentou o novo momento da carreira de Aristides: "A ida dele pro Sogipa ela foi através de contratação. Sogipa é um dos maiores clubes do Brasil que contratam atletas para fazer parte do seu quadro pra representarem não só o clube mais o país também em competições internacionais. E, pra nós de daqui de Roraima, ter o primeiro atleta que teve a condição de chegar aonde ele chegou, é muito importante porque prova que a gente tem condições de preparar cada vez mais atletas que possam servir pra representar não só o Estado mais o Brasil em grandes competições através de grandes clubes também", disse o treinador.

"Dentro do judô, o objetivo principal de um atleta é chegar nas olimpíadas, todo atleta sonha com isso, é o ponto máximo de um atleta. O trabalho é longo, não é um trabalho de curto prazo, não é um trabalho a médio prazo. Ele tá iniciando agora com uma ênfase um pouquinho maior, e quem sabe nas próximas olimpíadas, ele já possa estar dentro do quadro da seleção brasileira para uma olimpíada futura já fazer parte da equipe principal", concluiu.

Aristides carinhosamente agradeceu o apoio dos seus parceiros de treino: Ramon Lucena, Victor Gabriel da Silva Uchôa, Guilherme Moura, Pablo Borba e Pedro Ramón Rosas Pithan, além, claro, de Sérgio Borba, seu treinador.

Sua última conquista, foi o reconhecimento no Prêmio Destaque 2017 nesta sexta-feira (23), realizada pela prefeitura de Boa Vista, recebida por seu irmão, Ramon Lucena.

Currículo judoista
Atleta : Aristides Lucena Júnior
  • 3° Lugar campeonato brasileiro sub 15 2014;
  • 1° Lugar campeonato brasileiro sub 18 2016;
  • 1° Lugar campeonato pan-americano sub 18 2016;
  • 1° Lugar campeonato sul-americano sub 18 2016;
  • 2° lugar seletiva nacional sub 18 2017;
  • 1° lugar Meeting base sub 18 2017;
  • 3° lugar Cadet european Cup Antalya/Turquia 2017;
  • 3° Lugar international masters Bremen sub 18 2017;
  • 2° Lugar campeonato brasileiro sub 18 2017;
  • 1° Lugar campeonato pan-americano sub 18 2017;
  • 7° lugar campeonato mundial sub 18;
  • 2° lugar campeonato mundial sub 18 por equipes;
  • 3° lugar jogos escolares da juventude 2017;
  • 5° lugar na seletiva nacional sub 21 2018;
  • 4° lugar no Meeting nacional de base sub 21 2018.


Atualizado às 11h42
Compartilhe no Google+

Assinada Por: Bennison de Santana

Colaborador/Jornalista do Roraima Esportes.

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe: