Polêmica; Roraimenses se manifestam em relação as mudanças de regras feita pela FIFA no futsal

Clássico das quadras roraimenses, Constelação e Vivaz. Foto: Bennison de Santana
A FIFA anunciou nesta quarta-feira (14) que quatro regras no futsal poderão mudar caso seja homologada. A reunião foi durante a Uefa Euro Futsal, na cidade de Liubliana, na Eslovênia. Desde 1989, a entidade é a reguladora do futsal. 

As quatro propostas de mudanças são:

• Laterais e escanteios poderão ser cobrados com as mãos além dos pés; 
• Somente a equipe que tiver perdendo poderá usar o goleiro-linha (falso goleiro);
• Os goleiros não poderão arremessar a bola diretamente ao campo do adversário. Primeiro a bola deverá tocar na quadra de defesa;
• De três cobradores de pênaltis, passarão a ser cinco cobradores, igualmente a regra aplicada no futebol.

A FIFA entende que com essas mudanças, poderão haver mais gols numa partida de futsal e que o jogo fique mais dinâmico.
O craque brasileiro Falcão, declarou ser contra a três das quatro mudanças. Foto: Divulgação (CBFS)
O presidente da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) Marcos Madeira, se posicionou contrário a cobrança de lateral e escanteio com as mãos. O mesmo que Falcão, um dos maiores jogadores de futsal do Brasil e do mundo, que criticou três das quatro mudanças. A única favorável, foi quanto ao número de cobradores de pênaltis.

"É difícil marcar com os pés, imagina marcar com as mãos. O futsal já é um esporte que sai muitos gols, acho que temos outras coisas pra nos preocuparmos", declarou o craque brasileiro.

Em Roraima, procuramos os técnicos das equipes para saber do posicionamento, da aprovação ou reprovação da nova proposta de alteração feita pela Fifa.

Treinador do Tiradentes/Escolinha Fla, Mário Moura afirmou a produção do Roraima Esportes, que as quatro propostas tem que ser bem mais estudadas: "Eu sou contra.Tira o dinamismo do futsal, principalmente pela participação dos goleiros nas saídas de bola. Esta regra já era aplicada alguns anos atrás, quando eles não podiam arremessar direto também. Sei que irão aparecer várias jogadinhas, mas nao tem nada a ver", concluiu.



Osmar Júnior, treinador do Vivaz, também vê com desconfiança a polêmica opção do jogador cobrar com as mãos e/ou com os pés: "É um retrocesso voltar a bater lateral com a mão. Apesar de gerar uma "nova" (não é novidade pois no futebol de salão  era assim) dinâmica, a mesma ao meu ver não deixará o futsal mais atrativo", disse.

Para ele, a bola na quadra de defesa tem seu lado atrativo: "Com relação as outras alterações, a mais bem-vinda será a obrigatoriedade da bola tocar a quadra antes da linha do centro na reposição do goleiro, pois estimula o desenvolvimento do ataque a partir da própria quadra", completou o técnico alviazulino.

"Quanto a utilização do jogador de linha como goleiro, ainda haverá a possibilidade de treinar o goleiro de ofício pra jogar avançado, dessa forma a alteração não irá causar tanto impacto, assim como a mudança na quantidade de cobrança nas disputas por pênaltis", finalizou.

Como o Constelação disputa competições nacionais, entramos em contato com Olano Matos, ele também vê com desconfiança as novas regras: "Não gostei muito das mudanças não. Essa parte dos laterais e escanteios, vai virar uma bagunça, fica complicado, num fica legal pra modalidade não, tomara que eles revejam isso. Quanto ao uso do goleiro linha, acho interessante a equipe usar só quando está perdendo porque as equipes quando estão ganhando elas também utilizam para o tempo passar mais rápido e aí complica um pouco, acho que essa do goleiro linha pode ser uma boa", afirmou.

"Quanto ao arremesso do goleiro poder tocar no lado da defesa, já existiu e acho uma besteira, se eles querem que saia mais gols, vi isso numa entrevista deles, porque que eles vão mudar já que o goleiro poderia arremessar ela perto do outro gol? Então há uma controvérsia né. Mas no geral as mudanças não são boas não preferia que ficasse do jeito que está", terminou.

Procuramos Osmar de Matos, presidente da Federação Roraimense de Futebol de Salão (FRFS) para saber do seu posicionamento, mas até a atualização desta matéria não obtivemos resposta.


Atualizado às 11h26
Compartilhe no Google+

Assinada Por: Bennison de Santana

Colaborador/Jornalista do Roraima Esportes.

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe: